A LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Assim, o art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”.
Na disciplina de Matemática, abordar conteúdos mediante a ideia de inseri-los numa perspectiva que contemple a História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, encontra certas dificuldades devido o pouco material que fundamenta essas abordagens e dada a especificidade de cada conteúdo. No entanto, as tendências em Educação Matemática presentes nas Diretrizes Curriculares do Estado possibilitam várias abordagens da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no encaminhamento de conteúdos matemáticos, e também por meio de brincadeiras e jogos ensinados e praticados entre comunidades ou descendentes de africanos ou indígenas.
Uma das sugestões foi o jogo Shisima, um jogo de três alinhados, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”; eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Além da investigação sobre o jogo (histórico, regras,…), com a construção do tabuleiro é possível explorar conceitos matemáticos de geometria (raio, diâmetro, círculo, circunferência,…), frações, medidas.
Para saber mais:
- Cultura indígena
- Geometria em Prática e Artefatos das etnias Tupinikim e Guarani
- Jogos Africanos
- Jogos Antigos
- Shisima
- Site: Ubiratan D´Ambrosio
Sugestão de leitura:
olá
Eu sou Estêvão Sousa, estou a desenvolver um trabalho de mestrado da disciplina de historia de matemática. Como sou de origem africana, tenho interesse em estudar e conhecer jogos matemáticos de África. Gostava de contar com o seu apoio no sentido de me dar informações sobre diversos jogos matemáticos e geometria africana.
beijinhos
CurtirCurtir
OI
O SHISIMA TAMBÉM É AFRICANO?
PRECISO SABER
CurtirCurtir
Oi Lauseli, tudo bem?
Sim o Shisima também é africano, veio do Quênia. Shisima quer dizer “extensão de água”, e as peças são chamadas de “imbalavali” ou “pulgas d’água”, que são insetos muito rápidos.
Bjs
Sueli
CurtirCurtir